GESTÃO A PENSAR NA EFICIENTE DE PROCESSOS E NA MELHORIA CONTÍNUA

Os sócios aprovaram o Plano Anual de Atividades e Orçamento, bem como o quadro de pessoal da Associação, tendo concordado com as propostas apresentadas pela nova direção, empossada em 29 de dezembro. A nova direção apresentou o documento para o próximo ano, tendo o o planeamento e as estimativas sido sustentados no atual contexto interno e externo da associação (análise SWOT). Foram considerados os indicadores de execução e os resultados dos últimos três anos, os compromissos assumidos com as entidades ANEPC, INEM, Câmara Municipal, a atividade operacional do Corpo de Bombeiros Voluntários e Banda de Música e os cenários de incerteza segundo as previsões dos vários organismos nacionais.

A pensar na celebração do centenário, a contecer em 2025, cumpre-se a estratégia pensada para este efeito, um conjunto de projetos já em desenvolvimento que vão suprir necessidades identificadas e modernizar as instalações e meios, visando a sustentabilidade futura da Associação. O orçamento anual para 2024, terá um aumento de 4,1%, passando para 730.000€. Em relação à receita, os serviços de proteção civil pagos pelo estado representam 52,22%, o transporte de doentes não urgentes 38%, as quotizações 5,4% e as rendas das antenas 1% do orçamento geral. Quanto às despesas, 63,7% serão destinadas aos gastos com pessoal, 11,7% para energia e combustíveis, e 11,2% para serviços especializados contratados. No que diz respeito ao investimento, está prevista a aquisição de três veículos para o Corpo de BV, a modernização dos alojamentos e balneários, com um investimento estimado de 167.000€ (22,9%), com receitas próprias e apoio protocolado com a Camara Municipal.

O orçamento é uma estimativa com participação das várias partes interessadas, considerando o contexto da Associação, mas também a incerteza com reflexo na aplicação no plano anual. A Associação é reconhecida e referenciada pelas entidades fiscalizadores e fornecedores como uma organização que realiza uma gestão eficiente e com contas equilibradas. O presidente da direção relembrou aos presentes na Assembleia Geral que tanto na gestão quanto na ação dos operacionais, deve estar sempre presente o caráter humanitário e a vontade dos sócios, e que a Associação não pose ser vista como uma entidade do estado, como às vezes é erradamente pensado. Destacou também a ação de todos os voluntários, os que ao longo de um século serviram e os que servem, motivo que deve inspirar todos os envolvidos a continuar a honrar os compromissos dignificando a imagem da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha.

PossePA 29DEC2023 1

PossePA 29DEC2023 2