D. Manuel Pelino, Bispo Emérito de Santarém, abençoou em 13 de Junho, feriado municipal de Vila Nova da Barquinha, o novo veículo de tansporte não urgente de doentes, ao serviço de toda a população.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha apresentou as novas aquisições durante as festividades religiosos em honra do padroeiro Santo António, nas Festas do Tejo 2019.

No largo da igreja matriz junto ao quartel velho dos Bombeiros, na presença de muitos Barquinhenses, Bombeiros e corpos sociais, o presidente da direção da Associação António Ribeiro referiu perante os presentes “a aquisição de uma nova ambulância destina-se a renovar o parque de ambulâncias, visto as mais antigas carecerem de grandes custos de manutenção, mas sobretudo, porque temos como desiderato prestar um serviço de transporte de doentes não urgentes com melhor qualidade à população e aos nossos sócios, destacou ainda o fato da mesma ser adquiria exclusivamente com verbas da Associação, num investimento de 41.700 euros”.

Ambulancia2019 39

A Associação está apetrechada com a Banda de Musica dos Bombeiros Voluntários onde os jovens podem gratuitamente aprender a tocar um instrumento, e depois, integrar a Banda que anualmente participa e abrilhanta dezenas de eventos e cerimónias. O presidente referiu a “importância de manter e apoiar a banda de música como um desígnio cultural, por isso foi adquirida uma St. Petersburg Tuba 210 LD para a Banda de Música no valor de 3.700 euros, a juntar aos seis instrumentos musicais adquiridos nos últimos três anos”.

Ambulancia2019 64

No final da Eucaristia e ainda antes de se iniciar a procissão que percorreu as ruas da Vila, o pároco de Vila Nova da Barquinha Paulo Marques procedeu à bênção da ambulância que teve como padrinho o senhor Major Júlio Gomes que durante 23 anos (1980-2003) presidiu os destinos da Associação e deixou uma marca e obra inestimável para as gerações vindouras, depois efetuou-se a bênção da tuba provida pelo seu instrumentista.

Ambulancia2019 69

Foi ainda exaltado o empenho de todos os colaboradores, mas especialmente o trabalho dos Bombeiros voluntários, e deixado o pedido para que mais pessoas se associem à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha que tem a missão expressa de continuar a servir a população todos os dias e noites do ano.