Texto enviado à Associação e que reproduzimos. Foi um prazer receber-vos. Voltem sempre!

Chegámos à Barquinha dia 13 de Fevereiro. Naquele que é o primeiro ano de 3 anos de missão, muitas caras ansiosas e expectantes. Um grupo de 60 missionários, maioritariamente do Instituto Superior Técnico, a respirar ares limpos fora da capital. Viemos para servir a comunidade, onde for preciso, como for preciso, com a Alegria que só pode ser encontrada em Jesus. E não é que 2f, após convite da Professora Ana Santos para um "pequeno beberete" de receção na Escola Dona Maria II, deparamo-nos com aquilo que seria o mote para a semana; uma receção calorosa e atenciosa, acompanhada de um verdadeiro banquete de quem não deixa que a correria da vida deixe para trás as regras da hospitalidade.

Passamos o resto da semana a tentar devolver o carinho que nos davam de todos os lados: seja os Escuteiros a ceder o espaço, os Bombeiros a disponibilizar o salão e camaratas, a Câmara a garantir transportes e almoços, o Padre Paulo a recolher donativos, e muitas outras pessoas que ajudavam no que conseguiam este grupo vestido de t-shirt azul. Dividimo-nos em 4 grupos que se focaram na Escola Dona Maria II, Escola da Praia do Ribatejo e CAT, Fundação Dr Francisco Cruz e Lar da Santa Casa da Misericórdia. Outro grupo esteve ainda de Porta a Porta a conversar e divulgar o Projeto, e convidar para o Teatro que estava a ser preparado por um último grupo de missionários.

Uma semana que contou com terço e Missa diários na Igreja da Barquinha. Teve também direito a caminhada até ao Castelo de Almourol, e Jantar preparado pela comunidade da Praia do Ribatejo. Na 6f, vários missionários foram jantar a casa de várias pessoas da comunidade que se mostraram disponíveis e com vontade de acolher estes jovens. Nem se tentássemos resistir, no final da semana acabamos com o coração rendido à Barquinha, culminando sábado com o teatro nos Bombeiros.

Resta apenas agradecer a todos uma semana que ficará marcada pela Alegria que, achávamos nós, vínhamos trazer connosco, e afinal encontrámo-la precisamente nas relações que fomos formando com a Comunidade.

Já contamos os dias para que chegue a próxima semana de Missão na Barquinha em Fevereiro do ano que vem,

Um grande abraço,
De todos os missionários da Missão País

Para saber mais sobre a "Missão País", clique aqui.

missaoPais 5