Os Bombeiros do Distrito de Santarém em missão em Moçambique continuam o seu incansável trabalho de ajuda às populações afectadas, na região de BUZI.
Até ao momento os 19 Homens e as 5 embarcações dos Bombeiros do Distrito de Santarém, transportaram aproximadamente 4.000 Kg de bens alimentares até á localidade de BUZI, estando neste momento a redistribuir parte dessa ajuda por 3 aldeias isoladas, utilizando os canais e afluentes do rio principal - Rio Buzi.

Os nosso Homens têm trabalho exactamente no mesmo local onde - de forma repetida - aparecem os Fuzileiros Portugueses tal como é visível na fotografia seguinte, no ancoradouro de BUZI onde se pode verificar, á direita as embarcações dos Fuzileiros e em cima ao centro as embarcações do Distrito de Santarém.

A teatro de operações em que estão envolvidos está muito bem retratado no Jornal publico numa peça no seguinte LINK: https://www.publico.pt/2019/03/26/mundo/noticia/assunto-serio-vamos-precisar-ajuda-ate-marco-2020-buzi-1866924

Para amanhã a missão prevê o transporte de tendas, roupas e Kits de Higiene, para as mesmas regiões referidas anteriormente.
Elevada moral, espírito de missão, profissionalismo e acima de tudo humildade e reconhecimento das necessidades do Povo Moçambicano, são a formula mágica que estes operacionais utilizam para tentar minimizar o sofrimento existente , honrar Portugal e a divisa VIDA por VIDA.

Complemento: Mensagem recebida a 29 de Março

Ontem dia 27 Março, a saída das nossas forças do Porto de pesca da Beira com destino a BUZI/Vila Arriage ocorreu pelas 8:10, com a vaga de botes composta por 5º embarcações de socorro com tripulação composta por Bombeiros, GNR e elementos da FEB.

A missão de hoje tinha como objetivo a redistribuição de alimentos (já transportados nos dias anteriores) nas aldeias mais próximas ainda isoladas, purificação e distribuição de água e corte de árvores para desobstrução de vias de acesso, nomeadamente ao hospital local.

Após chegada ao local foi informado à Sr.ª administradora central de Buzi a disponibilidade de se proceder à distribuição de alimentos e bens de primeira necessidade às aldeias próximas de Buzi que ainda se encontram isoladas, nomeadamente Muchaneza, Nova Sofala, Bandua e Inharongue, bem como, a disponibilidade de corte de árvores e desobstrução de vias de acesso e purificação de água.

Foi efetuada a purificação de cerca de 3000lt de água e imediatamente distribuída à população, efetuado corte de árvores nas vias principais de acesso à aldeia e ao hospital.

Esta missão foi efetuada com sucesso e sem incidentes e desta forma foi prestado auxilio à população residente.

O regresso à Beira foi pelas 16:00 com chegada ao porto de pesca da Beira pelas 17:12.

Durante o dia de hoje, e dando continuidade à missão referida anteriormente, os nossos homens contaram com a companhia de Sua Exa o Secretário de Estado da Proteção Civil, que acompanhou as nossas equipas, podendo constatar tudo o que já foi referido nos últimos e-mails. Profissionalismo, competência e rigor.

Mais se informa, que o regresso dos nossos operacionais está prevista para o próximo Sábado, com chegada a Lisboa no domingo de manhã. Oportunamente serão transmitidas informações mais precisas.

Moçambique 25