Durante as comemorações dos 94 anos de existência da Associação, foi prestada uma homenagem pública à Bombeira de 1ª Classe, Alzira Gameiro.

A Bombeira homenageada iniciou o seu percurso na década de 80 como operadora de central/quarteleira. Devido ao escasso número de bombeiros disponíveis nessa época, a mesma, e por morar junto às instalações do antigo quartel, era inúmeras vezes solicitada durante a noite e madrugada para garantir a central enquanto outros faziam o socorro.

Alzira Gameiro

Assim, desde cedo esta bombeira sentiu a necessidade de evoluir na carreira e devido à sua forma de estar e de ser, começou a reivindicar para si e para as outras bombeiras o direito a fazer serviço operacional como qualquer outro bombeiro, não aceitando assim ficar apenas reduzida ao posto de operadora de central.

Note-se que nessa época o trabalho operacional era visto como um trabalho só de homens cabendo à mulher bombeira o atendimento telefónico e outras tarefas similares. Mas a nossa bombeira queria mais, queria evoluir, progrediu na carreira e incentivou outras a ingressar.

scanner004219 1 of 1

Após a promoção a Bombeira de 2ª classe, começou a combater incêndios e já nessa altura a chefiar equipas de combate, tendo sido a primeira Bombeira de 1ª Classe do Distrito de Santarém e uma das primeiras do país. Foi a primeira mulher a chefiar equipas de combate a incêndios à época chamados de GPI (Grupo de Primeira Intervenção).

Com o seu dinamismo competência e dedicação, conseguiu em 3 de Agosto de 1988 pela primeira vez no país, nesta Associação, neste Corpo de Bombeiros, constituir o primeiro Piquete nocturno apenas com mulheres, chefiado já pela nossa bombeira de 1ª Classe.

Nesse ano e servindo de referência e motivação a outras mulheres, as portas foram-se abrindo embora apenas algumas o tenham conseguido. A título de curiosidade, o corpo de bombeiros de Ourém por exemplo só admitiu a sua primeira mulher Bombeira em 1 de Junho de 2008, uma década depois.

scanner004221 1 of 1

Para além desta vertente operacional a nossa Bombeira ajudou na organização de inúmeros eventos: festas, bailes de angariação de fundos e tantas outras actividades em prole da nossa Associação. Foi o braço direito de muitas direcções, de elementos de comando e foi/continua a ser a referência de muitos Bombeiros.

Merece ser publicamente reconhecida toda a sua carreira dedicada ao socorro, aos bombeiros e a Vila Nova da Barquinha.

DSC00326

Durante o jantar comemorativo, a gomenageada recebeu das mãos do presidente da direção, António Ribeiro, um quadro pintado como forma de agradecimento pelos tantos anos dedicados a esta causa nobre. Parabéns, Alzira!

alzira