Num ano excecional em que os Bombeiros estiveram sempre na linha da frente e em que a Associação celebra o seu 95º Aniversário (1925-2020) ao serviço da comunidade, foi assinado no dia do município o protocolo anual de cooperação entre a Associação e o Município de Vila Nova da Barquinha.

104305362 3760119787347872 5571198837177184278 o

Com novas responsabilidades e atribuições no âmbito da proteção civil municipal e após vários anos sem alteração dos valores, foram apresentados os registos da atividade operacional e os dados de exploração que caracterizam o atual contexto da atividade de proteção civil da Associação. Analisada a situação, perante as responsabilidades e atribuições legais foi definida uma estratégia partilhada com o correspondente apoio às atividades de emergência, socorro e modernização das instalações e meios de atuação do Corpo de Bombeiros Voluntários, nos próximos anos.

No essencial, a estratégia agora adotada entre estas duas entidades prevê a alteração da vigência do protocolo de plurianual para anual, o município volta a patrocinar em cinquenta por cento as aquisições de materiais e manutenção das instalações destinados às atividades de proteção e socorro de pessoas, desde que devidamente justificado a sua necessidade neste âmbito, e foi atualizado o valor mensal da atividade operativa.

Concretizando os apoios protocolados para 2020, importa destacar que a maior parcela do valor mensal se destina à liquidação de despesas na vertente operativa com a equipa de intervenção permanente constituída por cinco bombeiros, tendo o município fornecido vários tipos de equipamentos de proteção individual e um canhão de ozono destinado à desinfeção de ambulâncias e instalações no âmbito do COVID 19. Vai também apoiar em cinquenta por cento (16.908€) a aquisição, de um gerador de energia, um desfibrilador, a pintura de uma ambulância de socorro, cinco equipamentos “Arica” (aparelho, máscara, garrafa de carbono, máscara facial), quinze equipamentos de proteção para combate em áreas urbanas composto por capacete e fato, ficando a restante metade do valor das aquisições a cargo da Associação. Acrescenta-se ainda o apoio às atividades de educação e cultura promovidos pela Associação ao logo do ano.

b9ce918e d153 48c6 bfc4 8fd7ef36f8c1 e70f9a0d 867d 4f1a 8733 e1b822b610c5

Nos próximos anos, com o apoio do Município, das empresas, dos sócios e com o trabalho de todos os que servem na Associação nas diversas áreas, temos a ambição e o desígnio de continuar a atualizar os processos de trabalho e as ferramentas de registo e controle, a restaurar e a modernizar as instalações e meios operacionais, por forma a nos tornarmos pela via da eficiência dos processos de trabalho numa Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de referência a nível Nacional.

20200613 180404

“Vida Por Vida” e “Saber para Salvar”