anepc
Hoje, dia 8 de abril, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), comemora 15 anos. Importa destacar todos os que a garantem a proteção da comunidade, especialmente os Bombeiros como principais agentes de proteção civil, pela sua missão e pela justa denominação de soldados da paz. Neste dia, manifestamos mais uma vez a nossa solidariedade para com os Bombeiros da Ucrânia que todos dos dias vemos a atuar antes durante e após cada bombardeamento. Verdadeiros heróis.

Sensibilizamos os governantes e as autoridades superiores dos Bombeiros Voluntários, para que aprovem uma estratégia de Proteção Civil e para este primeiro quartil do século XXI, que envolva os Bombeiros, que restabeleça a sua missão no atual contexto, vise a modernização dos meios e dos processos e a adeque a formação dos intervenientes às novas realidades.
As Associações Humanitárias não são empresas mas têm as mesmas exigências e, apesar do estatuto de entidades sem fins lucrativos de utilidade pública, necessitam atualmente de realizar as suas próprias receitas para poderem garantir a operacionalidade e a sustentabilidade futura.

Uma palavra de gratidão para os voluntários e para aqueles que nos ajudam a cumprir a nossa missão de proteção civil a nível Municipal e Regional.

António Augusto Ribeiro
Presidente da Direção