No dia 6 de novembro de 1836, a rainha D. Maria II assinou um decreto que criava o concelho de Vila Nova da Barquinha, composto pelos extintos concelhos de Atalaia, Paio de Pele e Tancos. Foi esta a efeméride que o Município de Vila Nova da Barquinha assinalou no fim de semana de 5 e 6 de novembro: 186 anos de vida.

O aniversário do concelho foi assinalado com diversas atividades culturais e desportivas. O programa comemorativo iniciou-se no dia 5 com a organização do Congresso do Desporto, no Centro Cultural, uma iniciativa conjunta com os Municípios de Abrantes, Entroncamento e Torres Novas.

No dia 6 a cerimónia do Hastear da Bandeira no edifício dos Paços do Concelho deu o pontapé de saída nas celebrações, ao som do hino nacional tocado ao vivo pela Banda de Música da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha. Já em formato sexteto, os músicos dos bombeiros voltaram a atuar, desta vez no Centro Cultural, antes dos discursos de António Ribeiro, Presidente da Assembleia Municipal, e de Fernando Freire, Presidente da Câmara. Seguiu-se um momento de homenagem ao escritor e poeta António Luís Roldão, com o lançamento da sua mais recente obra poética “Ritornelo”.
Houve ainda lugar para uma visita à exposição “Cordas”, de António Bolota, uma mostra com curadoria da Fundação EDP, patente ao público na Galeria do Parque até ao dia 21 de janeiro de 2023.

[Texto: Pérsio Basso]

Veja mais fotos aqui.