Durante o fim de semana de 11 e 12 de março, decorreu no pavilhão multiusos da cidade de Gondomar o XXII Congresso Nacional Extraordinário da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP). O Presidente da República e o ministro da Administração Interna estiveram presentes na cerimónia de abertura e o ministro de saúde na cerimónia de encerramento. O evento contou com milhares de congressistas em representação das entidades detentoras de Corpos de Bombeiro Voluntários.

Da nossa Associação esteve presente o presidente da direção António Ribeiro e o Comandante do Corpo de Bombeiros Jorge Gama, na qualidade de sócios votaram os seguintes temas:
- Uma moção estratégica global da LBP;
- As propostas de alteração aos estatutos e do regulamento das distinções honoríficas;
- O Regulamento Eleitoral da LBP;
- Atualização das quotas dos Associados e criação de uma quota extraordinário em partir de 2023;
- Aprovação do Guia de Protocolo em Cerimónias de Bombeiros.

Ao longo do congresso, as empresas do setor expuseram para observação dos congressistas, veículos de combate, ambulâncias e equipamentos novos de várias tipologias que podem equipar os Corpos de BV.
Por fim, muito importante, foi a partilha de experiências, dificuldades e lições aprendidas entre membros da direções e comandantes das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do país.

XXIICongressoExtraordinarioLBP 1024x540 1 1