“Que cada um de nós faça da vida, uma homenagem a todos aqueles que não puderam continuar.”

O presidente da mesa da assembleia Geral (AG), Miguel Pombeiro, iniciou a reunião com um minuto de silencio em homenagem ao Bombeiro Voluntario Marco Gaspar, recentemente falecido,

Na sexta-feira, dia 05 de abril de 2024, pelas 21 horas, realizou-se no quartel do Bombeiros Voluntários a assembleia geral de sócios, onde foram deliberados os pontos da ordem de trabalhos, aprovada pelos sócios presentes:

1. Leitura da ata da última assembleia geral;
  2. Apresentação e votação do relatório e contas da gerência de 2023;
  3. Deliberação do direito de superfície da parcela atualmente detida por renda para instalação das antenas de telecomunicações;
  4. Deliberação do regulamento interno do Corpo de Bombeiros Voluntários;
  5. Deliberação da proposta de pedido de exoneração de sócio da Federação dos Bombeiros de Distrito de Santarém;
  6. Diversos.

Relativamente ao relatório de atividades e contas de gerência, o presidente da direção António Ribeiro, apresentou de forma detalhada a atividades realizada e o resultado da gestão do ano anterior, relatório que foi aprovado por larga maioria, designadamente:

• O Corpo de Bombeiros Voluntários, executou 3880 missões e percorreu 330.764 Km, de acordo com sua distribuição, 32% foram missões de socorro, 50% de transporte de doentes e 18% destinaram-se a apoio de várias organizações e formação;
  • A banda de música para além do ensino da música e o ensaio geral semanal, participou ao longo do ano em diversas atividades culturais, desportiva e religiosas do concelho;
  • No final do ano, a associação tinha 1767 sócios, menos 26 que no final de 2022, a maioria das saídas foi devido a falecimento e falta de pagamento da quota de sócio, verificou-se ainda que nos últimos cinco anos a média de idade de novos sócios é superior a 55 anos.
  • O orçamento de 2023 da Associação foi de 700 mil euros e o resultado contabilístico de 2023 foi de menos 1.160€, com um investimento de 50.670€ feito na melhoria das instalações, na aquisição de um veículo de transporte de doentes e compra de uma cadeira para evacuação e transporte de doentes.

No ponto 3, foi aprovado pelos sócios a cedência do direito de superfície da parcela atualmente detida por renda para instalação das antenas de telecomunicações do quartel, a uma empresa que fará a gestão da renda mediante o pagamento do valor contratado durante 6 anos e manutenção temporária do direito aprovado.

O novo regulamento interno do corpo de bombeiros voluntários destina-se a regulação administrativa do exercício das várias atividades da corporação, este foi apresentado pela direção à Assembleia Geral e aprovado pela maioria dos sócios, vai agora ser enviado para a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

No ponto cinco, foi apresentada a proposta da direção que solicitava a exoneração de sócio da Federação dos Bombeiros de distrito de Santarém, com evidencias que a Federação deixou de estar dotada de autonomia administrativa, financeira e material, por isso, os seus órgãos socias deixam de ter condições para prosseguir os fins da federação.

No último ponto, a direção expôs aos presentes o estado de desenvolvimento das ideias aprovadas pela comissão executiva e as ações previstas para a celebração do centenário, em 2025.

No final da assembleia geral, o presidente agradeceu o esforço e apoio de todos os colaboradores da Associação, particularmente, aos órgãos sociais, funcionários, bombeiros voluntários, músicos, cobradores, sócios, município de Vila Nova da Barquinha, a todas as organizações e entidades amigas dos Bombeiros.

AG 5abr2024

AG 5abr2024 2