A Associação com o seu Corpo de Bombeiro de Vila Nova da Barquinha, celebrou um protocolo de colaboração com a Organização Não Governamental (ONG), Grupo Internacional de Socorro e de Emergência GSUI, com número do arquivo RNA W773002540 e sede em Villegagnon.

O presidente da GSUI e bombeiro sapador João Pimentel apresentou documentação do governo que demonstra a legalidade da Associação, assim como, a certificação de competências de socorro dos seus bombeiros sapadores, firmada pelos órgãos competentes do estado francês.

Os membros da GSUI foram recebidos no quartel de BV durante 4 dias, com acompanhamento próximo do comandante Jorge Gama. Durante a visita puderam observar quarteis de vários corpos de BV, contactar com diferentes realidades e compreender a tipologia de missões e contatar com os materiais mais utilizados pelos nossos Bombeiros.

A GSUI assinou o protocolo de cooperação com a AHBV de Vila Nova da Barquinha destinado a fomentar a colaboração muta futura em diversas áreas da missão, o seu presidente João Pimentel fez ainda a doação de equipamentos para serem utilizados nas atividades de grande ângulo, estimado em várias centenas de euros.

Esta cooperação decorrerá nos dois países, depois das devidas autorizações pelas autoridades nacionais, especificamente na interoperabilidade operacional com a partilha de missões de socorro, meios humanos e materiais.

Estamos expectantes que esta iniciativa é uma oportunidade de juntar sinergias e aumentar a eficiência pela via do aumento de conhecimento e treino dos Bombeiros portugueses e franceses, das duas organizações cooperantes.

[Veja mais fotos abaixo]

franceses 23abr2024