No sábado 29 de março de 2024, a Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila Nova da Barquinha realizou a sua assembleia geral de sócios, onde foi apresentado e votado o relatório de atividades e contas de gerência, relativo ao ano de 2024, conforme estipulado pelos estatutos em vigor.


Durante a assembleia, foram destacados dados significativos sobre as atividades realizadas no ano transato. A associação encerrou 2024 com um total de 1.744 sócios ativos, o Corpo de Bombeiros registou um total de 3.806 missões, das quais 35% foram ações de socorro, e percorreu 341.234 km em serviço. A escola da associação contou com 25 jovens infantes, cadetes e estagiários, contribuindo para a formação de cidadãos e potenciais futuros bombeiros. A banda de música dos Bombeiros participou em uma dezena de eventos culturais, enquanto a escola de música viu um aumento no número de alunos que aprendem a tocar instrumentos de forma gratuita, evidenciando-se o compromisso da associação com a cultura e a educação.

Do ponto de vista financeiro, a associação apresentou resultados de exploração positivos, com um saldo de 32.705€, e um investimento de 74.107€ na recuperação das suas instalações, na aquisição de dois novos veículos e na compra de um instrumento musicam (bombardino) para a Banda de Música. Ao final do ano, as contas bancárias refletiram valores anuais positivos, garante da sustentabilidade da associação.

Neste contexto, foram iniciados investimentos destinados a melhorar as condições operacionais e de alojamento dos bombeiros voluntários assim como a concretização das ideias aprovadas no âmbito da celebração do centenário da associação. O relatório e contas foi aprovado por unanimidade dos sócios presentes, um sinal claro da confiança na gestão da direção.
O presidente da direção, António Ribeiro, elogiou o extraordinário trabalho dos operacionais do Corpo de Bombeiros, o empenho da Banda de Música e de todos os membros dos Corpos Sociais que mantêm os bons resultados, mesmo perante os difíceis desafios. António Ribeiro também sublinhou a importância do vínculo dos sócios, patrocinadores e amigos da associação, assim como o apoio significativo do presidente do Município, presente na assembleia, nas questões de proteção civil e ao Corpo de bombeiros, principal agente de proteção civil do concelho de Vila Nova da Barquinha.

Pin It