decir22018

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha terminou ontem dia 15 de outubro, a sua participação no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIR 2018).
O dispositivo implementado, nos níveis III e IV, compreendeu o período de 1 de junho a 15 de outubro (137 dias), um total de 3288 Horas de prontidão permanente, dia e noite, de uma equipa de combate a incêndios (ECIN) e de uma equipa logística de apoio ao combate (ELAC), com envolvimento de 959 Bombeiros de serviço.

Junta-se a este esforço, o desenvolvimento das missões de emergência e socorro que foram da responsabilidade da equipa de intervenção permanente (EIP) e dos tripulantes das ambulâncias de emergência (INEM) e de socorro.
Neste período asseguramos ainda, o compromisso com os nossos sócios e utentes do serviço de transporte de doentes não urgentes, o apoio às entidades públicas, civis e militares, e às coletividades do Concelho no decorrer dos muitos eventos organizados durante o verão.

Antes do verão, no âmbito o da prevenção, as juntas de freguesia e a Camara Municipal desenvolveram um esforço sem precedentes de gestão e limpeza de faixas de combustível, decisão que se revelou determinante para a redução da área ardida, e esperamos que se mantenha nos anos vindouros.
Terminado o “período dos fogos” manifestamos o nosso regozijo pelo comportamento responsável da população do nosso concelho, que permitiu uma redução significativa do número de ignições e atos inseguros.

O êxito do DECIR 2018 deveu-se ao trabalho de prevenção, comportamento responsável dos barquinhenses e ao elevado profissionalismo demonstrado pelos nossos operacionais, Bombeiros Voluntários que muitas vezes com prejuízo da sua vida pessoal e familiar, em período de férias em Portugal, não regatearam esforços para manter o dispositivo e o socorro garantidos.
Bem hajam!

img 1200x5502017 03 03 16 13 34 605266